terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MÁXIMA URGÊNCIA


Jornal de Notícias, 10 de Novembro 2004
Máxima urgência” é pedida ao Governo pelo Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, para a resolução de atrasos que se verificam nos reembolsos a beneficiários da ADSE.(…).
Nascimento Rodrigues interpelou, em fases diferentes do processo, o director-geral da ADSE e o secretário de Estado do Orçamento.
Num dos esclarecimentos que recebeu, ficou a saber que os atrasos seriam devidos a eventuais dificuldades orçamentais e organizativas, o que indicia a existência de muitos casos.
O provedor considera “repreensível o incumprimento da lei por parte da Administração, sobretudo quando estão em causa direitos sociais de natureza tão particularmente sensível cuja exequibilidade tem sido comprometida pela inércia da Administração e que determinou um atraso que ascende hoje a três anos”.(Primeiro de Janeiro 10 de Novembro de 2004).
Na recomendação, Nascimento Rodrigues alerta para a “necessidade de ser conferida máxima urgência ao processamento e pagamento das prestações sociais que se demonstrem devidas aos funcionários que, oportunamente, as requerem e cujos processos se encontram pendentes na ADSE, sob pena de saírem gravemente comprometidos os princípios da legalidade, da igualdade, da eficácia e da boa fé”.(Jornal de Notícias 10 de Novembro de 2004)