quarta-feira, 18 de abril de 2012

AO MENOS SE EU ENGORDASSE…!


“Estou bem de saúde, aliás parece que o paludismo está quase erradicado. Por outro lado, o clima é bom pelo menos em comparação com a Guiné Bissau. Há mudanças frequentes de temperatura entre a cidade e a Pousada. Lá em baixo faz mais calor, cá em cima quase sempre é fresco e, até, enevoado. Alguns dias tem chovido quase todo o dia. À noite durmo com cobertor. A alimentação tem sido bastante razoável. A Pousada é o melhor que têm, só alguns estrangeiros vêm para cá, de modo que só falta aquilo que não se pode mesmo arranjar. Por exemplo, faltou a cerveja no país, não há cerveja em São Tomé, mas, aqui, temos cerveja da Rep. Dem. da Alemanha. A carne também é deste país (congelada), quando não servem frango ou cabrito. Enfim, no aspecto de clima, instalações e alimentação pode considerar-se tudo muito razoável (na Pousada). Quanto ao resto é que é diferente da Guiné Bissau.. Têm-me tratado com muita correcção e algumas facilidades (o jipe do M.do Trabalho vem buscar-me de manhã e trazer-me ao almoço). Tenho ocupado as partes da manhã em visitas às empresas e as tardes fico na Pousada. Julgo que a partir de amanhã começarei a ocupar as tardes no próprio Ministério do Trabalho onde (parece) terão, finalmente, arranjado um sítio onde me instalarão. Quer dizer, neste aspecto, sinto um certo isolamento, que possivelmente poderá desaparecer. Não ouvi notícias nenhumas de Portugal e desde domingo que não falo com o Embaixador. Será que já se realizou o Conselho Nacional de Viseu? Ter-se-á passado algo de decisivo? Não acredito muito…
Cada vez me convenço mais de que não estamos a saber ocupar o nosso lugar no relacionamento com África. Aqui há muitos peritos internacionais, das mais variadas nacionalidades (portugueses, poucos). Depois de amanhã chega um perito brasileiro que também vem para assistência técnica ao MT (higiene e segurança no trabalho).
O tempo custa um pouco a passar, sobretudo pelo isolamento da Pousada e falta de contacto com não profissionais. É a parte que mais me tem custado. Estou com curiosidade em ver como vai perspectivar-se e a continuação deste projecto, pois é evidente que terá de ser prosseguido. Trata-se, por ora, de uma missão preliminar ou preparatória. Creio que vai haver “chances” de continuação, mas não estou certo.
Ainda falta muito para 13 de Dezembro e por isso é preciso ter paciência. Ao menos se eu engordasse….!”
São Tomé 21 de Novembro 1984