terça-feira, 17 de abril de 2012

POUSADA BOA VISTA, SÃO TOMÉ


“ A Pousada fica a 15km (30 minutos) da cidade, e é isolada e não tem transportes públicos. O grande problema é, portanto, o transporte. Aceitaram vir buscar-me e trazer-me, mas não muitas vezes, com o argumento (real?) de que há falta de carros. A Pousada é boa, talvez melhor que o hotel de Bissau e tem uma vista deslumbrante. Está cá em cima, é fresco e vê-se o mar e a cidade ao longe. O quarto é bom, tem casa de banho privativa e mesa e cadeiras e um sofá. A sala de jantar e o bar são também agradáveis. Já me sinto outro nesta instalação, isto já tem ar civilizado e comodidades (as possíveis). Ontem senti-me mesmo mal na espelunca das N.U., onde porém, estavam outros peritos internacionais (um belga, um turco e um boliviano). Vamos a ver, agora, se eu consigo, aos poucos, que me vão vindo buscar e trazer à cidade, porque como disse, isto é muito bonito e relativamente cómodo mas tem o grande problema do isolamento. Imagino que passar aqui grande parte do dia e a noite sem ter qualquer movimento seja depressivo. Na cidade, que tem melhor aspecto que Bissau, ao menos pode passear-se nas ruas e à beira mar. De facto a paisagem é infinitamente superior á de Bissau. O movimento é um pouco melhor, mas também não há esplanadas nem cafés. As ruas são mais limpas e as casas melhor tratadas e mais originais, porque muitas são construídas em madeira. Mas as lojas estão vazias. Em todo o caso, se há falhas grandes (por exemplo, não há tabaco à venda etc.), consegui encontrar papel para escrever ( esqueci-me de trazer papel), o que não conseguiria em Bissau.. À noite, acaba-se de jantar às 8 e depois não ´ha nada para fazer. Aliás, outra diferença em relação a Bissau é que, às 5.30, a noite cai repentinamente. Os meus colegas da ONU diziam-me ontem que a única coisa que fazem é passear à beira mar e no fim de semana ir para as praias, que todos dizem ser magníficas. O resto do tempo que não se está a trabalhar passa-se - "passa-se" é a expressão certa. Como aqui na Pousada o clima, quanto me parece é fresco e não opressivo, verei se ganho coragem para aproveitar as prováveis muitas e muitas horas de nada fazer para ler (estudar) os livros que trouxe. Se eu conseguir combinar esta calma daqui de cima e as suas possibilidades de descanso, relaxe e estudo com algumas idas à cidade para "ver gente" , então talvez as coisas se componham e isto acabe por ser minimamente suportável."
São Tomé 15 de Novembro 1984