domingo, 15 de abril de 2012

MISSÕES TÉCNICAS EM ÁFRICA

A  OIT, procurava um perito português para a realização de missões técnicas em Cabo – Verde Guiné Bissau e São Tomé. O Henrique aceita o desafio. As missões envolviam, pela necessidade de se conhecer os condicionalismos culturais, económicos e sociais específicos daqueles países africanos, estadias de vários meses, em cada país feita, de modo intermitente. Por exemplo: 1 mês em Bissau para contacto com os respectivos Ministros do Trabalho e altos dirigentes da Administração publica, (com vista a discutir-se a adaptação dos projectos legislativos às realidades nacionais dos Países), passagem e estadia em Genebra para contactos com o BIT, regresso por mais um mês a Bissau, estudo e redacção dos projectos e sua apresentação final às autoridades locais.
Com o pleno acordo das autoridades desses países, a legislação laboral portuguesa funcionou como modelo inspirador dos textos legislativos então formulados.
A primeira saída foi em Setembro de 1983, e dela já demos notícia no Post de Outubro de 2011.
Mas a 5 de Dezembro já estava em Genebra e dizia: 
Cheguei bem, mas as dificuldades são imensas, inerentes à aclimatação, desde as instalações, à comida e à convivência. O fim de semana custou-me muito a passar porque é difícil estar muitas horas no quarto (pequeno) do hotel.  Por outro lado, não se pode andar muito tempo na rua por causa do frio, que enregela.
Vou ter que mudar para a Résidence de France. O preço é o mesmo do Hotel, mas não tenho pequeno almoço. Em contrapartida tenho escrivaninha que me permite trabalhar à noite.
Hoje já comecei o trabalho a sério (8 da manhã às 5,30 da tarde, com uma hora para o almoço) no BIT, mas estou a ver que vou ter que trabalhar mesmo no “duro”, poi é difícil. Ao menos recupero os hábitos antigos de trabalho”
Genebra 5 de Dezembro de 1983