segunda-feira, 16 de abril de 2012

OIT FOI MAIS FORTE


A comunicação social escrita dá pouco relevo a esta opcção “Ultramarina”, do Henrique. No entanto, meses antes de seguir para a Guiné, já “ O Expresso” se referia ao assunto:

“Nascimento Rodrigues, actual vice-presidente do PSD vai chefiar uma missão de três meses na República da Guiné Bissau como perito da OIT, tendo para o efeito obtido já o “agreement” do governo de Bissau. A missão visa apoiar as autoridades de Bissau na elaboração da legislação laboral, e divide-se em três períodos de um mês entre os quais o dirigente social democrata estará em Lisboa. Apesar de ser membro suplente do Conselho de Administração da OIT, como representante de Portugal, Nascimento Rodrigues foi contratado individualmente para esta missão, como perito ( o que acontece pela primeira vez com um técnico português).”
 In “Expresso” 14 de Maio de 1983
 “Nascimento Rodrigues, o “obreirista” vice-presidente dos sociais democratas, parece atravessar uma grave crise de nostalgia ultramarina. Daí que prepare activamente a sua retirada para actividades no âmbito da OIT a desenvolver nos territórios de “além-mar em África”.
 In “O Diabo” 31 de Maio 1983

“Nascimento Rodrigues, um dos vice-presidentes do PSD recusou a chefia da Comissão permanente dos Sociais-democratas. Terá, segundo sabemos, duas razões de fundo, a primeira das quais se relaciona com a necessidade de reassumir a actividade profissional. Lembre-se que Nascimento Rodrigues não é deputado, não auferindo qualquer vencimento por actividade política. A motivá-lo o facto de Nascimento Rodrigues seguir amanhã para a Guiné Bissau, em serviço da OIT. Regressará da Guiné no final de Outubro”.

 In “ O Jornal” 16 de Setembro de 1983

“O dirigente social- democrata Nascimento Rodrigues recebeu, em representação de Mota Pinto, o ministro da Economia e Finanças da Guiné – Bissau , Victor Freire  Monteiro. Durante o encontro, foi abordada a cooperação entre Portugal e a Guiné Bissau, tendo Nascimento Rodrigues reafirmado o empenho do PSD no reforço, a todos os níveis e instâncias, dos laços de cooperação entre os dois países e os dois povos”

IN “ O Diário de Lisboa” 23 de Novembro 1983

1984 será o ano de São Tomé e Príncipe