sábado, 14 de abril de 2012

NÃO QUERO IR PARA CASA E PÔR PANTUFAS


Fins de Março de 1984 - Depois de renunciar ao cargo de Vice Presidente do PSD e de não participar na redacção da moção de Mota Pinto, o Henrique não comparece no Congresso de Braga. Além de tudo o que foi dito o que é certo é que o Henrique não sentia vocação para se ocupar exclusiva ou predominantemente através da vida partidária. Nos tempos que se seguiram nunca recusou qualquer colaboração ao seu partido, (chegou mesmo a dirigir o órgão oficial do Partido “O Povo Livre” em 1985) mas as suas possibilidades concretas de envolvimento activo estavam reduzidas. Muitos anos mais tarde, (já como Provedor de Justiça), dá uma entrevista ao “Jornal de Leiria”:
À pergunta do “Jornal de Leiria”: - “Neste momento está arredado da vida política e partidária. Admite o regresso?”
Responde assim:
Nascimento Rodrigues “Estou afastado por obrigação e por idade. Já não tenho idade para a vida política, acabou. Os partidos têm que se renovar. Seria uma vergonha tentar novamente a vida política no PSD, ninguém acreditaria em mim e seria mau para o partido. Deus me livre de voltar à vida política. Intervenção cívica, sim, quando sair daqui e se Deus me der vida e saúde para isso. Não quero ir para casa e pôr pantufas.”

In  “Jornal de Leiria” 24 de Janeiro de 2002.