quinta-feira, 22 de novembro de 2012

REFLEXÃO CONTÍNUA, DECISÃO EM TEMPO




"As constrições económicas e as discriminações sociais constituem, sem dúvida, grilhetas a quebrar. Mas não se conseguirá, seguramente, quebrá-las à margem de um quadro de plena democracia representativa.

As reformas sociais não se atingem nunca à custa da liberdade.”
 25 de Outubro 1981
 “É inquestionável também que o clima político mundial sofreu transformações enormes e insuspeitáveis até há poucos anos.
Todavia, Democracia não significa apenas ausência de ditadura.
As liberdades que ela postula só são reais, e não meras caricaturas, quando exercidas num Estado de Direito, o que pressupõe o império da lei e o primado da Justiça.”
 Lisboa, 26 de Junho 1992
 Nenhuma sociedade resiste aos desafios externos e às debilidades internas se não encontrar nos seus próprios filhos os primeiros soldados postados nas trincheiras que abrem o futuro. De nada servem os generais sem bons soldados, embora seja certo que bons soldados merecem também bons generais.”
19 de Junho 1993

“O futuro da política social vai ter que se decidir, eu diria quase permanentemente, visto que as questões socio - económicas exigem reflexão contínua, decisão em tempo, acção sem hiatos. E isto porque, ao fim e ao cabo, o social é o homem na sua aspiração imemorial de Justiça, como fundamento da Paz, e no seu eterno anseio de Liberdade, como instrumento da Democracia.”

Março de 1994