sábado, 10 de novembro de 2012

TER RAZÃO ANTES DO TEMPO


O Henrique tinha uma grande capacidade de avaliar comportamentos sociais, dar-lhes o valor adequado, prever o seu impacto, nunca deixar que a emoção interferisse com o apurar da verdade e visionar a evolução (dos factos) no tempo. Tinha razão antes do tempo, costumava eu dizer-lhe, confesso que sempre com grande angústia.

Estamos em 2003. Na ordem do dia, o chamado “caso Casa Pia”. Em entrevista ao Semanário “ O Diabo”, o jornalista pergunta:

Como avalia o comportamento da comunicação social na abordagem deste caso?”

Nascimento Rodrigues- “ Houve um momento de grande relevo, por parte de um semanário e das televisões ao denunciarem o caso – mas quando se ultrapassa o limite da informação correcta e objectiva, para transformar isso numa telenovela ou qualquer coisa do género, a comunicação social está a defraudar os seus direitos, e está a atingir o cidadão não só aqueles que estão envolvidos no caso, mas o cidadão comum.(…)
 Importa lembrar o costume dos portugueses, é serem muito emotivos, pegam nas questões emotivamente durante  um certo tempo, e depois caiem no esquecimento. Gostaria de confiar em que isso não acontecesse, mas não estou certo de que isso não vá cair no esquecimento. Receio que o “caso Casa Pia” caia no esquecimento.”

IN  “O Diabo” 18 de Março de 2003