sexta-feira, 8 de abril de 2011

SEM IDEAIS, E SEM ENTUSIASMO, o trabalho não presta.

É certo que eu tenho sonhos e ideais muito diferentes dos da maioria; mas também sei que eles serão praticamente irrealizáveis.Só um rapaz que fosse verdadeiramente excepcional os poderia concretizar, mas eu sei positivamente que não sou. É que, conseguir concretizar o que sonho vai-me custar muito, só o poderei fazer à custa de imensos sacrifícios. Talvez mesmo, mais do que isso – à custa, até, à custa de um sonho para ver realizado o outro. Sei que é impossível as duas coisas ao mesmo tempo.

Por isso mesmo eu vou deixar perder estes sonhos que a mocidade sempre acalenta, para poder concretizar o outro: a minha carreira e o meu futuro.

Creio que me vai custar imenso, mas, com a ajuda de Deus, eu hei-de vencer! Talvez um dia mais tarde eu me venha a arrepender do passo que tomei, e só então reconheça que, a ambição e o desejo de vir a ser alguém muito grande nesta vida, não me puderam fazer esquecer outros sonhos que poderia ver realizados à custa destes.

Mas paciência, o futuro o dirá. Já comecei a trabalhar, com cuidado e com afinco, no meu livro. Tem-me dado imenso trabalho, e há momentos em que me chego a convencer de que não vale a pena o sacrifício. Eu sei que estou ainda muito “cru” muito “verde” em Literatura, mas, com força de vontade, hei-de ver o meu livro publicado, dentro de 2 a 3 anos, se Deus quiser. Antes não pode ser, porque ainda preciso de aprender muito. Creio que mais vale esperar um pouco e “andar com calma” a precipitar-me e ter um fracasso. Mas tenho fé! E hei-de ver este pequeno sonho, que há tanto acalento, realizar-se! Às vezes creio que sonho demais e que também sou demasiadamente entusiasta. Mas, palavra, sem ideais e sem entusiasmo o trabalho não presta. Ora! Deixa andar!


Lisboa 27 de Dezembro 1957