terça-feira, 31 de julho de 2012

DEBATE SOBRE O LIVRO VERDE


“Em conferência de Imprensa realizada no dia 25 de Janeiro, Nascimento Rodrigues afirmou o que toda a gente conhece e ninguém sabe como superar: Ocorrem grandes diferenças nas desvantagens comparativas que afectam a Europa, provenientes de menores custos de mão-de-obra, níveis sociai baixíssimos, ausência de mínimos de qualidade de vida. Noutros casos, as vantagens comparativas, em desfavor da Europa, situam-se nos domínios da inovação tecnológica, da capacidade organizativa, dos patamares da educação e de formação mais elevados do desenvolvimento mais avançado das ciências e tecnologia”. Quanto ao desemprego, que continua a aumentar, …“É o resultado e uma causa da menor competitividade europeia. É um resultado, porque deriva da menor capacidade das economias comunitárias para criar empregos. É uma causa, porque a situação de desemprego traduz uma delapidação inaceitável, sob qualquer ponto de vista, dos recursos humanos (a maior riqueza de qualquer nação) e exprime-se em quebras de receita e aumentos dos custos nos sistemas de protecção social”.
IN” Voz… Misericórdias”  Debate sobre o Livro Verde, Fevereiro de 1994

O meu pai era então Presidente do Conselho Económico e Social e não hesitou em empregar o maior empenho na promoção de debate sério, amplo, aberto, extremamente participado e, sobretudo, muito enriquecedor no aprofundamento sobre alguns temas tão complexos e sensíveis como são por exemplo, os do desemprego, os da exclusão social ou da chamada crise do Estado Providência.
O Conselho Económico e Social, por si ou em parcerias com organizaçõess nele representadas ou a ele exteriores, não só levou a cabo dezenas de conferências, seminários, colóquios e mesas redondas um pouco por todo o País, como despoletou e recolheu o valioso contributo – nuns casos sectorial, noutros mais abrangente- de várias organizações e instituições de natureza cívica, cultural e sócio-económica e de departamentos ministeriais com competências mais conexionadas com os vários aspectos da política social europeia.
O próprio, buscando uma síntese global e consensualizante do debate nacional, emitiu o seu parecer, aprovado em plenário sem qualquer voto contra.
O meu pai era defensor da ideia de que a Europa seria indissociável de uma componente social.
“Nascimento Rodrigues no debate sobre o “Livro Verde” – Política Social é pilar da democracia- O presidente do Conselho Económico e Social (CES) considerou ontem que “ a política social é um pilar das sociedades mais democráticas e humanistas” a que “ aspiram os povos europeus, em particular os portugueses”. Nascimento Rodrigues discursava na abertura de uma conferência sobre o “Livro Verde” de política social europeia a decorrer em Lisboa, no Instituto de Defesa Nacional”
IN “A Capital 8 de Março de 1994
Foi sempre um adepto da integração de Portugal na União Europeia porque entendia essa solução como “ quase inevitável”. No entanto, para ele, essa solução seria “tanto melhor quanto Portugal poder ter laços com África, com o Brasil e com os países da América Latina. Teremos mais força e seremos mais ouvidos pelos países europeus”.
Sofia Nascimento Rodrigues