sábado, 28 de julho de 2012

DESREGULAMENTAÇÃO OU CONCERTAÇÃO SOCIAL?


(…) Uma economia sã não é apenas uma economia competitiva. É também, e necessariamente, uma economia de solidariedade humana, uma economia do homem e para o homem. Não é pensável regredir a épocas de escravatura e a tempos de exploração. Os direitos do homem não são apenas políticos, económicos e culturais. São também sociais. Onde não houver direitos sociais, não há verdadeira democracia, não há dignidade humana.
Enganam-se aqueles que pensam que o desabar dos “muros de Berlim” representou o triunfo do capitalismo puro e duro. Representou apenas, e felizmente para a humanidade, o desaparecimento de uma forma intolerável de totalitarismo e de exploração de milhões de homens e mulheres por um aparelho asfixiante de burocratas. Não se caia, porém, no erro grosseiro de se imaginar que a liberdade pode subsistir sem a justiça e a solidariedade social. (…).
Já temos hoje, por essa Europa fora, alguns milhões de desempregados, legiões de novos pobres, cortejos de marginalizados, mafias de corrupção. Entendo, por isso, que a democracia exige, cada vez mais, transparência, diálogo, concertação, informação séria, consulta cooperativa e construtiva. E quando digo isto refiro-me tanto à democracia política como à democracia industrial. Alternativa a isto seria a perda da própria democracia e da liberdade. Pessoalmente, ser-me-ia de todo indiferente que as vagas dos descamisados, criadas pela desordem e pela injustiça de democracias que não teriam sabido preservar e melhorar valores éticos e sociais, viessem a marchar cantando “slogans” em defesa de novos “ismos”. Teriamos então de recomeçar o combate da luz contra as trevas. Mas a minha palavra final não aponta nesse sentido de desesperança. Pelo contrário: estou confiante que a Europa, e em especial, nós portugueses, saberemos mudar, renovar e progredir económica e socialmente, política e culturalmente, no espírito humanista e de tolerância que nos individualiza e caracteriza – como um pequeno País, uma grande Nação e um Povo digno.”
“ As relações profissionais em tempo de crise: Desregulamentação ou Concertação Social?”
I Jornadas do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho.
Luso, 14 de Dezembro 1993-