sexta-feira, 20 de julho de 2012

É PRECISO MUDAR


(…) “A reestruturação de vários sectores do tecido económico nacional é um imperativo inadiável. Já ninguém, hoje, tem dúvidas de que o grande desafio a vencer é o de colocar o nosso País nas melhores condições possíveis de competitividade com outros países. Temos, para isso, que alterar processos de organização empresarial e de gestão de recursos humanos, de rentabilizar investimentos produtivos, de acabar com procedimentos burocráticos anquilosantes, de apostar na qualificação dos homens, de ganhar a batalha da qualidade nos produtos e serviços que prestamos e de ocupar zonas de inovação nas actuações e espaços de agilidade na obtenção de resultados.
Não saber mudar, seria morrer. Mas é preciso saber mudar sem traumas. Sabe-se que toda e qualquer mudança estrutural despoleta, inevitavelmente, resistências, confrontos, desconfianças e uma natural insegurança junto daqueles que podem ser afectados. É nesses contextos, tão difíceis e delicados nos seus pressupostos e nas suas implicações económicas e sociais – e, portanto, humanas – que a concertação social deve ser impulsionada, acarinhada e prosseguida com constante empenho. Porque só ela é capaz de servir de instrumento às mudanças, sem as paralisar ou arrastar no tempo, e também sem as transformar em processos de desgaste socialmente incomportável, com custos tão graves, ao fim e ao cabo, como os da sustentação artificial de situações ultrapassadas pelos novos tempos.” (...)
Excerto do discurso proferido pelo presidente do CES por ocasião da assinatura do “ Pacto de Concertação Social no Sector Portuário”. Lisboa, 12 de Julho de 1993